DIMENSÃO DA OFERTA DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
UM OLHAR PARA A META 1 DO PNE
Palavras-chave:
Educação Infantil. Políticas Públicas. PNE (2014-2024) . Direito à creche.Resumo
A constituição identitária das profissionais responsáveis pela educação e cuidado de bebês e crianças pequenas, em creches, é um tema importante para a elaboração de pautas formativas e de políticas educacionais voltadas à valorização da docência. Neste texto, discutimos aspectos da constituição identitária de professoras de educação infantil, trazendo à cena, histórias de vida e percursos profissionais de três docentes que vivenciaram importantes movimentos de mudança tanto no que se refere à legislação sobre Educação Infantil no país, como à reconfiguração do sistema municipal de ensino de São Paulo, em cumprimento ao disposto pela LDB 9394/ 1996. A pesquisa fundamenta-se em princípios e métodos da abordagem qualitativa, a saber: pesquisa bibliográfica e documental; entrevista não diretiva com foco na história de vida. A análise possibilitou compreender a importância da formação (inicial e continuada) no processo de desenvolvimento do sentimento de pertencimento profissional – fator primordial à constituição das identidades docentes.
Referências
BITTAR, M.; Silva, J. P. de O. e Motta, M. C. A. In: Rousseff, I. e Bittar, M. (orgs.). Educação Infantil: política, formação e prática docente. Campo Grande, Plano, 2003
BRASIL, Constituição Brasileira de1988. 10 ed. Atualizada em 1998. Brasília, Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações. Brasília, 1998.
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.
BRASIL, Lei N.9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara De Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil. v.1 e 2. Brasília, DF: MEC/SEB, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. 2005
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades - São José dos Campos. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-jose-dos-campos/panorama. Acesso em: 29 abril. 2021.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, Currículo da Educação Infantil – Rede de Ensino municipal, v.1, São José dos campos, SP, Educação Infantil, 2021. 15 de abril de 2021. https://drive.google.com/file/d/1_-mBF0llgNO97AdvSPQJVCptdic5hFsU/view. Acesso em: 15 de abril de 2021.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação - PME de São José dos Campos Lei Municipal no 9.298, de 14 de outubro de 2015. São José dos Campos, 2019.https://www.sjc.sp.gov.br/media/52761/relatorio-de-monitoramento-e-avaliacao-do-plano-municipal-de-educacao.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2021.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Secretaria de Educação e Cidadania. Educação Transformando Vidas. São José dos Campos, SP, 2020. https://www.sjc.sp.gov.br/transicao/SEC/SEC%20-%20APRESENTA%C3%87%C3%83O.pdf . Acesso em: 15 de abril de 2021.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Secretaria de Educação. Plano Municipal de Educação de 2015 - 2025. Boletim do Município nº 2280 de 16 de outubro de 2015. São José dos Campos, SP, 2015. https://www.sjc.sp.gov.br/media/3237/plano-municipal-de-educac-a-o.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2021.
SILVA, D.A. RONCA, A.C.C. Creche e qualidade social: desafios ao PNE e 2014-2024. In: IX Mostra do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação (PED): Psicologia da Educação na contemporaneidade. São Paulo. Caderno de Resumos, 2016, p. 20-22.
SILVA, D.A. SCARLATTO, E.C. FORTE, C.F. A educação infantil no âmbito do Plano Municipal de Educação de Aguaí-SP: desafios. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE): Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. Anais…., 2017, p. 308-320.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.