Edições Anteriores

  • OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E O EXERCÍCIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
    N.º 1 (2020)

    O evento em seu conjunto são trazidas discussões sobre os elementos imprescindíveis de legitimação dos Conselhos Municipais de Educação centrados na participação, gestão democrática e autonomia e demais projeções e encaminhamentos da educação brasileira.

     

    ATENÇÃO - As inscrições para o II Colóquios (2021)  já estão abertas - garanta a sua - CLICK AQUI !

  • EQUIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - PROGRAMAÇÃO TOTALMENTE ONLINE
    N.º 2 (2021)

    II Colóquios de Políticas e Gestão da Educação privilegiou para 2021 o tema: “Equidade social na educação brasileira”, cujo objetivo foi o de socializar as iniciativas exitosas ou boas práticas na promoção da equidade na educação brasileira, a sua centralidade (ou não) no planejamento das secretarias municipais de educação, nos Projetos Políticos-Pedagógicos das escolas, nas universidades, ensino profissionalizante, dentre outros espaços escolares e não escolares”.

     

  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM DEBATE: POLÍTICAS PÚBLICAS E DESAFIOS
    N.º 3 (2022)

    O III Colóquios de Políticas e Gestão da Educação (ONLINE) para 2022 discute o tema: “Planejamento Educacional em debate: políticas públicas e desafios”, cujo objetivo é socializar e ampliar o desenvolvimento de processos, produção da ciência, inovação e tecnologias, via políticas públicas para a educação brasileira. O planejamento como meio e instrumento, parte de uma política, tendo a sua centralidade (ou não) na avaliação e monotoramento da educação por meio das secretarias municipais de educação e dos atores responsáveis por cumprir e fazer cumprir os planos municipais de educação e afins no contexto do município. Todos e todas são bem-vindos a esta 3a. Edição - Totalmente Online.

  • AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
    N.º 4 (2023)

    Avaliação e qualidade na educação é um dos temas centrais na atualidade no que tange o desenvolvimento de ações, planejamento e políticas públicas na Educação Básica e no Ensino Superior. Por suas finalidades e pelas formas como a avaliação é utilizada em âmbito nacional, envolve inúmeras contradições, uma vez que está vinculada aos índices e aos direcionamentos que surgem a partir das leituras e interpretações resultantes de análises realizadas.

    A qualidade educacional que se busca, embora prevista nas bases legais, na prática e na estrutura da educação brasileira, apresenta-se como um termo polissêmico, carregado de interesses públicos e privados, muitas vezes empregados na contramão das necessidades do real desenvolvimento da escola e dos alunos.

    O IV Colóquios de Políticas e Gestão da Educação (ONLINE) privilegia para 2023 o tema: “Avaliação e Qualidade da Educação no Brasil”. O objetivo dessa 4ª Edição, considerando os direcionamentos dos aspectos legais, especialmente da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96 (BRASIL, 1996) é o de discutir e socializar pesquisas e reflexões quanto às formas, resultados e leituras de trabalhos existentes sobre avaliação e qualidade educacional. O desenvolvimento do evento recebe comunicações de trabalhos científicos quanto à temática e propõe encaminhamentos por meio de palestras, comunicações orais, painéis temáticos, apresentação de pôsteres e relatos de experiências em 10 eixos temáticos que contemplam pesquisadores, professores de pós-graduação, estudantes e estudiosos de temáticas correlatas.

  • O ESTADO BRASILEIRO E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: VOZES E SOLICITAÇÕES
    Vol. 5 (2024)

    O V Colóquios de Políticas e Gestão da Educação, nesta edição, debruça-se na socialização, identificadas pelas pesquisas desenvolvidas no Brasil, sobre as incursões do Estado Brasileiro na Avaliação e Monitoramento de suas políticas públicas. Tem como ênfase considerar as distintas vozes de atores envolvidos com a temática e a identificação das principais solicitações tanto dos instrumentos, quanto do processo de implementação e avaliação das políticas públicas para a educação, tendo como eixo transversal o planejamento estratégico para melhoria da qualidade para a educação dos munícipes, dos Estados e da União (enquanto ente gerador das grandes proposições e encaminhamentos acerca da educação no Brasil).