QUESTIONÁRIO DO ENADE PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURAS

EVOLUÇÃO E ANÁLISES

Autores

Palavras-chave:

Questionário do Estudante, ENADE, Licenciaturas

Resumo

Os objetivos desta pesquisa foram analisar a trajetória da estrutura dos Questionários do Estudante para alunos de Licenciatura (QE-L) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e verificar o perfil desses estudantes. Para isso, foram analisados todos os QE-L. A partir dos microdados disponibilizados publicamente pelo MEC/INEP foram realizadas análises automatizadas por algoritmos computacionais escritos em Linguagem de Programação Python, além das análises de conteúdo. Dentre os principais achados da pesquisa destaca-se a continuidade da estrutura dos QE-L, havendo poucas alterações entre as diferentes edições, a satisfação dos alunos das licenciaturas na escolha do seu curso e a intenção da maioria desses alunos em atuar na área de formação do seu curso. Sugere-se ao MEC/INEP acrescentar questões que verifiquem a motivação para migração de grande parte dos alunos de licenciaturas da modalidade presencial para a EAD.

Biografia do Autor

Marcelo Franca Alves, UNASP - Centro Universitário Adventista de São Paulo e UFSCar - Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Diretor de Regulação e Docente do Curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Aluno Especial do Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “Estado, Política, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação” (GEPLAGE) da UFSCar.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Alves, M. F. . (2023). QUESTIONÁRIO DO ENADE PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURAS: EVOLUÇÃO E ANÁLISES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.410–414. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1109

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR