QUESTIONÁRIO DO ENADE PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURAS
EVOLUÇÃO E ANÁLISES
Palabras clave:
Questionário do Estudante, ENADE, LicenciaturasResumen
Os objetivos desta pesquisa foram analisar a trajetória da estrutura dos Questionários do Estudante para alunos de Licenciatura (QE-L) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e verificar o perfil desses estudantes. Para isso, foram analisados todos os QE-L. A partir dos microdados disponibilizados publicamente pelo MEC/INEP foram realizadas análises automatizadas por algoritmos computacionais escritos em Linguagem de Programação Python, além das análises de conteúdo. Dentre os principais achados da pesquisa destaca-se a continuidade da estrutura dos QE-L, havendo poucas alterações entre as diferentes edições, a satisfação dos alunos das licenciaturas na escolha do seu curso e a intenção da maioria desses alunos em atuar na área de formação do seu curso. Sugere-se ao MEC/INEP acrescentar questões que verifiquem a motivação para migração de grande parte dos alunos de licenciaturas da modalidade presencial para a EAD.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.