REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA:

QUEM SOMOS E A QUEM ATENDEMOS?

Autores

Palavras-chave:

Identidade Institucional, Aspectos étnico-raciais, Faixa etária.

Resumo

O presente artigo aborda aspectos identitários da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica. Objetiva discutir como essa rede se constitui e a quem atende. A metodologia utilizada compreende discussão teórica e dados quantitativos obtidos na Plataforma Nilo Peçanha. Fundamentou a pesquisa Pacheco e Rezende (2009), Silva (2009), Moreira (2022) e Frigotto (2012) e outros.  Os dados evidenciam a necessidade da Rede de uma representatividade equânime de homens e mulheres no quadro de servidores/as, o avanço no atendimento de pessoas negras, ampliação de vagas no ensino superior e Educação de Jovens e Adultos para o atendimento do percentual previsto em lei.  Considera-se que a identidade institucional vem se consolidando desde a criação e processos de expansão, ora em movimento, ora paralisado em decorrência do governo em turno.

Biografia do Autor

Rita Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Estudos Linguísticos pela Unesp São José do Rio Preto. Professora no Instituto Federal de Goiás.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Rodrigues de Souza, R. . (2024). REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: : QUEM SOMOS E A QUEM ATENDEMOS? . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.391–402. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1166

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA