REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA:

QUEM SOMOS E A QUEM ATENDEMOS?

Autores/as

Palabras clave:

Identidade Institucional, Aspectos étnico-raciais, Faixa etária.

Resumen

O presente artigo aborda aspectos identitários da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica. Objetiva discutir como essa rede se constitui e a quem atende. A metodologia utilizada compreende discussão teórica e dados quantitativos obtidos na Plataforma Nilo Peçanha. Fundamentou a pesquisa Pacheco e Rezende (2009), Silva (2009), Moreira (2022) e Frigotto (2012) e outros.  Os dados evidenciam a necessidade da Rede de uma representatividade equânime de homens e mulheres no quadro de servidores/as, o avanço no atendimento de pessoas negras, ampliação de vagas no ensino superior e Educação de Jovens e Adultos para o atendimento do percentual previsto em lei.  Considera-se que a identidade institucional vem se consolidando desde a criação e processos de expansão, ora em movimento, ora paralisado em decorrência do governo em turno.

Biografía del autor/a

Rita Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Goiás

Doutora em Estudos Linguísticos pela Unesp São José do Rio Preto. Professora no Instituto Federal de Goiás.

Archivos adicionales

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Rodrigues de Souza, R. . (2024). REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: : QUEM SOMOS E A QUEM ATENDEMOS? . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.391–402. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1166

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA