NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA TRANSFORMANDO VIDAS

Autores

Palavras-chave:

Narrativas de professores, Trajetórias na EaD, Impactos da formação.

Resumo

O artigo apresenta o recorte de um estudo desenvolvido no mestrado em educação. Tem o objetivo de analisar a trajetória e os impactos da formação na prática profissional dos egressos do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Apresenta como metodologia a pesquisa qualitativa, desenvolvida pelo viés do estudo de caso, utilizando-se das narrativas desses egressos. A pesquisa visa responder quais os impactos da trajetória formativa na prática profissional dos egressos do Curso de Pedagogia a Distância? No processo das análises e desenvolvimento dos resultados, discutiu-se as narrativas de estudantes no contexto da formação docente, destacando, sobretudo, seus sonhos, trajetórias e os impactos profissionais na vida desses professores. Espera-se que as discussões contribuam para outros estudos, voltados à formação inicial e continuada de professores, por meio da educação a distância, mas sobretudo, possa evidenciar as narrativas de professores e os impactos do processo formativo na vida pessoal e profissional desses sujeitos.

Biografia do Autor

Willams dos Santos Rodrigues Lima

Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Maceió. Especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Arcos. Membro do Grupo de Pesquisa TICFORPROD (Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online).

Maria Aparecida Pereira Viana

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Maceió. Membro do Grupo de Pesquisa TICFORPROD (Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

dos Santos Rodrigues Lima, W. ., & Aparecida Pereira Viana, M. . (2024). NARRATIVAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: : A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA TRANSFORMANDO VIDAS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.427–440. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1169

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 10 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES