A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA:

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, UMA ANÁLISE NO COLÉGIO ESTADUAL ABDIAS MENEZES – CEAM

Autores/as

Palabras clave:

Prática pedagógica, Teoria e prática, Métodos

Resumen

O presente artigo discutirá sobre o trabalho do professor de Geografia e a relação teoria e prática, buscando conhecer como o professor em sua prática pedagógica relaciona teoria e prática e se nesse processo ocorre alguma contradição, em virtude de uma educação que ainda encontra-se muito baseada em métodos tradicionais com a valorização da teoria em detrimento da prática. A elaboração desse artigo se deu por meio de pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas, documentais e entrevistas. Para isso, será analisada a turma do 3° ano vespertino do ensino médio, do Colégio Estadual Abdias Menezes – CEAM, localizada em Vitória da Conquista – BA, focalizando a análise, em como os conceitos geográficos são construídos pela docente, para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem. De modo, a identificar quais os recursos e métodos têm sido utilizados neste processo compreendendo assim, como ocorre à prática pedagógica e a relação teoria e prática.

Biografía del autor/a

Ilara Santos Lemos , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda em Geografia pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista. Membra do Grupo de Pesquisa do Ensino de Geografia – GRUPEG.

Talita de Novais Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda em Geografia pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Vitória da Conquista. Membra do Grupo de Pesquisa do Ensino de Geografia – GRUPEG.

Archivos adicionales

Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Santos Lemos , I. ., & de Novais Almeida, T. . (2024). A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA: : A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO, UMA ANÁLISE NO COLÉGIO ESTADUAL ABDIAS MENEZES – CEAM. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.484–488. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1178

Número

Sección

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN