EXAME DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA COM LICENCIANDOS DO IF

Autores

Palavras-chave:

Avaliações externas, Avaliação escolar, Prática pedagógica

Resumo

Este relato de experiência apresenta e analisa os resultados de uma pesquisa desenvolvida por discentes de um Instituto Federal no componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), sendo uma de suas ações a elaboração e aplicação de um Exame Diagnóstico para o Ensino Fundamental. Com base na pesquisa aplicada em escolas públicas, uma na sede e outra na zona rural, aponta-se os limites e possibilidades de articulação entre instrumento avaliativo externo e interno, bem como as aproximações desencadeadas com a comunidade escolar. Chega-se à conclusão de que há possibilidade de diálogos entre avaliação externa e escolar, ampliando o recorte curricular e apontando caminhos na superação do caráter de padronização das avaliações externas. Destaca ainda a importância da disciplina acadêmica PPP, voltada para a docência, na materialização da prática como componente curricular, na integração do ensino com a pesquisa e na relação construída entre instituto x escola a partir desse processo.

Biografia do Autor

Marcos Oliveira Santos, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professor pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Guanambi - Ba.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Santos, M. O. . (2023). EXAME DIAGNÓSTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA COM LICENCIANDOS DO IF. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.471–483. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1118

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN

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