CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO ROQUE/SP

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Authors

Keywords:

Conselho Municipal de Educação, Desafios, Perspectivas, Gestão democrática, São Roque - SP

Abstract

Os conselhos municipais de educação são órgãos colegiados essenciais para assegurar o princípio da gestão democrática no âmbito da educação pública. Tendo por objetivo analisar a percepção dos membros do Conselho Municipal de São Roque/SP (C.M.E-SR), no tocante aos mecanismos da gestão democrática na atuação deste conselho gestor. Sendo a metodologia utilizada de abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 06 respondentes, dos quais 02 titulares e 04 suplentes. As entrevistas ocorreram individualmente de modo virtual, via plataforma “Google Meet”, agendadas em dias e horários conforme a disponibilidade dos conselheiros. Todos os respondentes permitiram a gravação em áudio das entrevistas, que a posteriori foram transcritas e organizadas nos respectivos eixos. Destaca-se na fala dos respondentes a necessidade de divulgação do conselho devido ao desconhecimento de sua existência por parte dos munícipes.

Author Biography

Viviane da Silva Silveira, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Sorocaba/SP, membro    do GEPLAGE -Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação e Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de Salto de Pirapora.

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ENTREVISTAS. Roteiro semiestruturado de questões. Aplicado aos conselheiros municipais de educação de São Roque/SP no ano de 2020. Não disponível on-line.

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Published

2022-05-27

How to Cite

Silveira, V. da S. . . (2022). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO ROQUE/SP: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.150–160. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1035

Issue

Section

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN