PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
A BNCC E A SOLICITAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Abstract
Este texto discute a atualidade da formação de professores no Brasil a partir da BNCC e o ensino por competências. Traça a historicidade da formação de educadores, a reflexão sobre a necessidade da formação numa perspectiva crítica em que os grupos representados tenham participação ativa e respectiva representatividade.
References
AGUIAR, M.A.S.; DOURADO, L.F. (orgs.) A BNCC na contramão do PNE 2014-2014: avaliação e perspectivas. [Livro Eletrônico]. Recife: ANPAE, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC: Brasília, 2017.
BRASIL. MEC. Nota Técnica nº 793/2015-CGLNRS/DPR/SERES/MEC. Grade curricular de cursos de educação superior. Dúvidas mais frequentes. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17472- nt-n793-2015-grade-curricular&category_slug=maio-2015-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 20 nov 2021.
BRASIL. Resolução CNE/CP 02/2015 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. MEC: Brasília - DF, 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP 02/2019 - Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC Formação). MEC: Brasília - DF, 2019.
CURY, C.R.J.; REIS, M.; ZANARDI, T.A.C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018. LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
RAMOS, M.N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.