CÍRCULOS DE CULTURA EM GOIÂNIA
MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Keywords:
Círculo de Cultura, Alfabetização de Jovens Adultos e Idosos em Goiânia-GO, Memória e HistóriaAbstract
O artigo trata de uma experiência que fez parte da história da educação de pessoas jovens, adultas e idosas da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), na década de 1990, denominada Círculos de Cultura. O percurso metodológico da pesquisa analisou fontes bibliográficas e documentos produzidos pela experiência, dentre eles os cadernos de registro dos alfabetizadores, folder, projetos e relatórios. O aporte teórico principal foram obra de Paulo Freire para compreensão da sua concepção sobre Círculos de Cultura e da apropriação dessa na experiência de educação de adultos por essa secretaria municipal. As reflexões indicam que os Círculos de Cultura se constituíram como importante recurso político-pedagógico para a alfabetização de adultos e como um espaço alternativo de diálogo sobre a vida e a inserção dos alfabetizandos na comunidade; influenciaram também nas práticas pedagógicas da SME, voltadas a pessoas jovens, adultas e idosas nas décadas que sucederam esta experiência.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.