O DESAFIO DA PERMANÊNCIA PARA OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Permanência Escolar, Escola Pública.

Resumo

Neste trabalho foi realizado um mapeamento sobre a permanência escolar dos/das estudantes da Educação de Jovens e Adultos, cujo objetivo foi analisar, por meio de Revisão Sistemática da Literatura, de dissertações de mestrado, os desafios de permanência dos estudantes da EJA. Especificamente, objetivou-se mapear pesquisas que discorrem sobre os desafios de permanência dos/das estudantes da EJA, desenvolvidas por programas de pós-graduação em universidades brasileiras; e refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para permanecerem na escola. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com perspectiva exploratória, que selecionou dissertações publicadas na plataforma CAPES, no período 2018 a 2023, as quais investigaram os desafios de permanência dos/das estudantes da EJA. Entre os principais resultados, destacam-se que os desafios são caracterizados por fatores: intraescolar e extraescolar, nos âmbitos: pessoal e profissional, o que demonstra ser um indicativo para a maior parte das especificidades que permeiam a permanência dos sujeitos estudantes da EJA.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Carvalho da Silva Pimentel

Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Luliane Santos de Almeida

Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Lúcia Carvalho da Silva Pimentel, A. ., & Santos de Almeida, L. . (2024). O DESAFIO DA PERMANÊNCIA PARA OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.334–343. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1161

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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