EXPERIÊNCIA COM PODCAST NA PANDEMIA
VOZES NEGRAS, IDENTIDADES E A LEI 10.639/03
Resumen
O presente relato de experiência visa apresentar uma proposta pedagógica alicerçada nas diretrizes da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África, dos africanos e dos seus descendentes afro-brasileiros. O podcast Vozes Negras foi uma ferramenta educacional desenvolvida durante a pandemia da Covid-19, mostrando-se uma alternativa de aproximação, ainda que virtual, de docentes e discentes, com a temática étnico-racial. O podcast, inicialmente pensado como ação especial para o Dia da Consciência Negra, desenvolveu-se e chegou a dez episódios, partindo da premissa das experiências vivenciadas por um grupo de docentes e servidoras negras de uma escola municipal paulistana e passando para o destaque a personalidades negras de diversas áreas, cujas vozes, muitas vezes, foram silenciadas pelo racismo. A instituição escolar é um espaço privilegiado para as discussões étnico-raciais e, em meio a situação pandêmica, cabe à educação pública não se furtar deste debate, nem dessa possibilidade tecnológica.
Citas
ABREU, M. Diversidade cultural, reparação e direitos. In: DANTAS, C.; MATTOS, H.; ABREU, M. (orgs.). O negro no Brasil: trajetórias e lutas em 10 aulas de História. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
BOTTENTUIT, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In.: BARCA, A. et al. Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/ Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. p.837-846. 2007. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7094/1/pod.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. SEPPIR. INEP. Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 26 abr. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 26 abr. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.saaesmv.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/CF-pelo-STF-ate-EC-106-de-2020.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
COLLINS, P. H. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução: Jamille Pinheiro Dias. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
EVARISTO, C. Tempo de nos aquilombar. Xapuri Socioambiental, 07 jan. 2020. Disponível em: https://www.xapuri.info/cultura/tempo-de-nos-aquilombar/. Acesso em: 26 abr. 2021.
JÚNIOR, E. A.; SILVA, C. F.; BERTOLDO, S. R. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia, v. 5, n. 2, p. 31 - 51, 2020. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/815/624. Acesso em: 26 abr. 2021.
MATTOS, H.; ABREU, M. Uma conversa com professores de História sobre as “Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicos-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. In: DANTAS, C.; MATTOS, H.; ABREU, M. (orgs.). O negro no Brasil: trajetórias e lutas em 10 aulas de História. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
NASCIMENTO, I. S. Reforçar vínculos entre os sujeitos e fortalecer a autonomia da escola para enfrentar a pandemia. Revista Educação Básica em Foco, v.1, n.1, p. 1- 8, 2020a. Disponível em: https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos/Reforcar-vinculos-entre-sujeitos-fortalecer-Iracema-Santos-Nascimento.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
NASCIMENTO, I. S.; SANTOS, P. C. A normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil. Caderno De Administração, v. 28, p. 122-130, 2020b. Disponível em : https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/53834/751375150148. Acesso em: 26 abr. 2021.
OLIVEIRA I. A; OLIVEIRA S. A.; CARVALHO, S. R. Podcast como recurso pedagógico no ensino remoto. Revista Aproximação, v. 2, n. 5, p. 56 - 64, 2020. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/aproximacao/article/view/6709/4635. Acesso em: 26 abr. 2021.
RIBEIRO, M. P. Teorias críticas e pós-críticas: pelo encontro em detrimento do radicalismo. Movimento - Revista de Educação, n. 5, p. 284 - 317, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32619/18754. Acesso em: 26 abr. 2021.
SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Penso Editora, 2013.
SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: componente curricular: Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: SME/DOT, 2019. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/10/cc-ef-lingua-portuguesa.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.
SCHWARCZ, L. M. Nem preto, nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VASCONCELLOS, H. Homem negro morre após ser espancado em supermercado de Porto Alegre. Notícias UOL, 20 nov. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/11/20/video-mostra-homem-sendo-e-espancado-por-segurancas-do-carrefour-no-rs.htm. Acesso em: 26 abr. 2021.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.