GERENCIALISMO, AVALIAÇÕES EXTERNAS E BONIFICAÇÕES POR RESULTADOS: O TRIPÉ DA EDUCAÇÃO ALAGOANA
Palabras clave:
Novo Gerencialismo, Avaliações Externas, Bonificação por Resultados.Resumen
As avaliações externas têm ganhado centralidade na qualificação das políticas educacionais implementadas no estado de Alagoas, nos últimos anos. Tais políticas têm estimulado a competitividade, a busca por eficiência e eficácia nos sistemas públicos de ensino, através do estabelecimento de escores que deverão ser alcançados por escolas e municípios a fim de obter melhores performances e angariar bonificações, a partir dos resultados positivos apresentados nos testes. Sendo assim, o objetivo dessa investigação é analisar as influências do novo gerencialismo e o papel das avaliações externas nos mecanismos de bonificação por resultados na educação alagoana. Para isso, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e documental, de cunho qualitativo. Destarte, os resultados preliminares apontam que em Alagoas, há a criação de um aparato jurídico e contábil de transferência de recursos financeiros, bonificações e premiações atrelados à resultados de desempenhos que comprometem uma educação com qualidade social.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.