A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores/as

Palabras clave:

Educação das relações étnico-raciais, Currículo, Ensino Superior, Pedagogia.

Resumen

Este texto compartilha reflexões sobre educação das relações étnico-raciais e resultados parciais de uma investigação sobre o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em cursos de pedagogia de universidades públicas localizadas no estado de São Paulo. Os projetos políticos de curso de pedagogia, foram tomados como objetos de estudo porque são documentos curriculares que prescrevem a orientação geral e formato de organização dos cursos. Parte dos resultados, oriundos análise documental, identificou o reconhecimento da educação das relações étnico-raciais em disciplinas das grades curriculares dos cursos. Contudo, a presença esparsa e descontinuada dos resultados revela que o processo de implementação da ERER em cursos de pedagogia tem se apresentado como uma proposta curricular opcional aos estudantes, voluntária e militante, aos professores e suas instituições.

Biografía del autor/a

Mariana Martha de Cerqueira Silva , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação, com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo. Co-líder do grupo de pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS). Professora Substituta do Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba. 

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Publicado

2024-05-24

Cómo citar

Martha de Cerqueira Silva , M. (2024). A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.i- xiii. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1192