A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
Educação das relações étnico-raciais, Currículo, Ensino Superior, Pedagogia.Resumo
Este texto compartilha reflexões sobre educação das relações étnico-raciais e resultados parciais de uma investigação sobre o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em cursos de pedagogia de universidades públicas localizadas no estado de São Paulo. Os projetos políticos de curso de pedagogia, foram tomados como objetos de estudo porque são documentos curriculares que prescrevem a orientação geral e formato de organização dos cursos. Parte dos resultados, oriundos análise documental, identificou o reconhecimento da educação das relações étnico-raciais em disciplinas das grades curriculares dos cursos. Contudo, a presença esparsa e descontinuada dos resultados revela que o processo de implementação da ERER em cursos de pedagogia tem se apresentado como uma proposta curricular opcional aos estudantes, voluntária e militante, aos professores e suas instituições.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.