A GESTÃO NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA
DESAFIOS E PROPOSIÇÕES
Palabras clave:
Gestão Educacional, Políticas Públicas Educacionais, Escola Pública BrasileiraResumen
O trabalho apresenta discussões sobre a Gestão Educacional no âmbito da escola pública brasileira, partindo de análises teóricas acerca dos desafios enfrentados para a implementação de um modelo democrático e seus reflexos na atuação do gestor. Teve como objetivo identificar os principais desafios sobrepostos ao cargo de gestor educacional frente às exigências constitucionais no país. Foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Dos resultados obtidos verificamos que são muitos os desafios sobrepostos à atuação do gestor educacional e, consequentemente, a incorporação de um modelo democrático, entre eles estão: a falta de autonomia; a ausência da comunidade educacional; a existência de uma “gestão dos resultados”; os conflitos internos e de ordem pessoal; e a aplicabilidade das políticas e legislações educacionais. Estes sinalizam a ineficiência das políticas públicas educacionais em um cenário de crise.