EQUIDADE SOCIAL, DIREITO À EDUCAÇÃO E PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

Palabras clave:

Equidade social. Direito à educação. Pessoa com deficiência.

Resumen

A pesquisa discutiu o entrelaçamento entre o direito à educação e a equidade social das pessoas com deficiência. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando como instrumentos a pesquisa documental, bem como, uma pesquisa bibliográfica. A base teórica que permeou este texto fundamenta-se, por um lado, no conceito equidade apresentado por Aristóteles (1999), que a define como uma forma de justiça que vai além da lei escrita. Por outro, a partir do método relacional da Teoria Crítica dos Direitos Humanos de Joaquin Herrera Flores (2011), definimos que os direitos sociais são condicionados por uma ordem de relações sociais e eles são criados a partir do processo de luta contra as desigualdades sociais. Assim, entendemos que para garantir uma educação com equidade social para os alunos público da educação especial, é necessário a manutenção e efetivação das políticas públicas educacionais, que, por sua vez, garantam que esses alunos tenham acesso à escola e nela possam permanecer e aprender os conhecimentos construídos historicamente pela humanidade, como os demais alunos.

Biografía del autor/a

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade/CE da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação/modalidade profissional/CE/PPGMPE e de Pós-graduação em Educação/CE/PPGE/Ufes. Doutor em Educação pela UFES.

Patrícia Teixeira Moschen Lievore, Secretaria Municipal de Educação de Colatina-ES

Assessora Pedagógica no Centro de Educação Multiprofissional (CEMP) da Secretaria Municipal de Educação de Colatina-ES. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da UFES.

Georgia Bulian Souza Almeida, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus São Mateus. Mestra em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional.

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Archivos adicionales

Publicado

2021-05-25

Cómo citar

Melo, D. C. F. de ., Lievore, P. T. M. ., & Almeida, G. B. S. . (2021). EQUIDADE SOCIAL, DIREITO À EDUCAÇÃO E PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.xxvi-xl. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/989