O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional, Aperfeiçoamento

Resumo

O objetivo desta pesquisa em andamento é analisar, sob a perspectiva dos docentes, como se caracterizam as trajetórias de aprendizagem da docência de professores que atuam na educação profissional de nível profissionalizante de uma instituição que atua há mais de 70 anos em cursos de qualificação profissional. O desenvolvimento deste estudo é orientado pela avaliação de processos à luz da abordagem qualitativa. A coleta de dados está sendo realizada por meio da revisão bibliográfica sobre o assunto e por entrevistas estruturadas com um grupo de docentes atuantes na escola. Os resultados preliminares apontam que muitos docentes não possuem formação pedagógica, mas a instituição possui um programa de desenvolvimento educacional. Espera-se que este estudo, possa trazer contribuições significativas ao desenvolvimento dos docentes bem como a unidade educacional estudada promovendo a reflexão e a ação que impactam diretamente no fazer profissional dos educadores.

Biografia do Autor

Danilo Curaça da Silva, UPM/São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie– (UPM-São Paulo).

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, (UPM-São Paulo)

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie– (UPM-São Paulo).

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Silva, D. C. da, & Mizukami, M. da G. N. (2020). O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA JOVENS E ADULTOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.790–793. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/890

Edição

Seção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA