O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional, Aperfeiçoamento

Resumo

O objetivo desta pesquisa em andamento é analisar, sob a perspectiva dos docentes, como se caracterizam as trajetórias de aprendizagem da docência de professores que atuam na educação profissional de nível profissionalizante de uma instituição que atua há mais de 70 anos em cursos de qualificação profissional. O desenvolvimento deste estudo é orientado pela avaliação de processos à luz da abordagem qualitativa. A coleta de dados está sendo realizada por meio da revisão bibliográfica sobre o assunto e por entrevistas estruturadas com um grupo de docentes atuantes na escola. Os resultados preliminares apontam que muitos docentes não possuem formação pedagógica, mas a instituição possui um programa de desenvolvimento educacional. Espera-se que este estudo, possa trazer contribuições significativas ao desenvolvimento dos docentes bem como a unidade educacional estudada promovendo a reflexão e a ação que impactam diretamente no fazer profissional dos educadores.

Biografias Autor

Danilo Curaça da Silva, UPM/São Paulo

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie– (UPM-São Paulo).

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, (UPM-São Paulo)

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie– (UPM-São Paulo).

Referências

ANDRÉ, M.(org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.12ª ed. Campinas: Papirus, 2012.
DARLING – HAMMOND, L. Preparando os professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a fazer. Porto Alegre: Penso, 2019.
GARCIA, C. M. Formação de professores - para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1995.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, H.S.C. Os Modos de Organização e Produção do Trabalho e a Educação Profissional no Brasil: uma história de dualismos e racionalidade técnica. In: BATISTA, E. L. B.; MÜLLER, M. T. (Org.) A Educação Profissional no Brasil: história, desafios e perspectivas para o século XXI. Campinas: Alínea, 2013. p. 59-82.
GOMES, H. M.; MARINS, H. O. A ação docente na educação profissional. São Paulo: Senac, 2004.
GOMES, A. P. O pensamento prático do professor – A formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote,1997.
MIZUKAMI, et al. Escola e Aprendizagem da Docência: Processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
NONO, M. A. Professores Iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.
PAQUAY, L. et.al (org.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.
QUELUZ, A. G.; ALONSO, M. O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo: Pioneira, 2003.
REHEM, C. M. Perfil do Professor de educação profissional técnica. São Paulo: Senac, 2009.
SENAC SP. Proposta Pedagógica. Disponível em: http://www.sp.senac.br/pdf/29550.pdf Acesso em: 02 nov. 2019.
SENAC SP. Conheça o Senac: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a724.htm&testeira=457. Acesso em: 02 nov. 2019.
SENAC SP. Perfil Institucional. Disponível em: http://www.sp.senac.br/pdf/40921.pdf. Acesso em: 02 nov. 2019.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Silva, D. C. da, & Mizukami, M. da G. N. (2020). O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA JOVENS E ADULTOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.790–793. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/890

Edição

Secção

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA