CAMINHOS POSSÍVEIS À FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
A EAD COMO DIMENSÃO SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Educação à distância, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Currículo, Universidade Federal de São CarlosResumo
Este artigo tem como objetivo refletir a respeito de considerações realizadas a partir de uma pesquisa sobre o currículo para o curso de licenciatura em pedagogia EaD, objeto da dissertação de mestrado intitulada “O curso de licenciatura em pedagogia EaD da Universidade Federal de São Carlos: reflexões sobre o currículo”. De abordagem qualitativa, com base em documentos legais e dados obtidos de pesquisas a partir do estado do conhecimento, este artigo ressalta caminhos possíveis para que a educação à distância se configure como uma dimensão significativa para a formação de professores para a educação básica, especificamente no referido curso ofertado pela Universidade Federal de São Carlos. Ressalta-se que, mesmo no contexto de permanências quanto a estruturação do currículo e estágio supervisionado, por exemplo, é possível uma prática pedagógica que desafie os obstáculos inerentes à educação superior ofertada à distância, contribuindo para a formação de professores no Brasil.
Referências
ARAÚJO, M.L.B. et al. Desenvolvimento da educação à luz das LDB, PNE E BNCC. III Congresso Nacional de Educação. Natal/RN, 2016. Disponível em: https://tinyurl.com/yau7nd58. Acesso em: 17 nov. 2020.
BATISTA, A. J. G. As disciplinas de História da Educação na UAB/UFSCar: possibilidades para a graduação em pedagogia e para a formação de professores. 2012. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2676 . Acesso em: 23 nov. 2020.
BELLONI, M. L. Educação à distância e inovação tecnológica. Trabalho, Educação e Saúde, v.3; n.1, p.187-198, 2005. Disponível em https://www.scielo.br/j/tes/a/GBM3YFDNTT45ctv5B3pfrHG/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 06 set. 2021.
CARVALHO, J. de S. Comunidades virtuais de aprendizagem em busca de uma caracterização. VIII Congresso Internacional ABED de Educação à distância: mapeando o impacto da EaD na cultura do Ensino / Aprendizagem. 2008. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/5132008103623pm.pdf . Acesso em: 28 set. 2021.
GRUNDY, S. Produto o práxis del curriculum. 3ª ed. Madrid: Morata, 1987.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. (Org.). Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.
MACHADO, N. J. Conhecimento e valor. São Paulo: Moderna, 2004.
MORAN, J. M. O que é Educação à Distância. Universidade de São Paulo. 2002. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf . Acesso em: 04 mai. 2020.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito: Porto Alegre, v.5, n.2, p. 154-164, jul/dez, 2014. Disponível em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875 . Acesso em: 26 fev.2021.
ORTH, M. A.; MANGAN, P. K. V.; NEVES, M. F. Políticas públicas brasileiras de EAD no ensino superior: evolução histórica e algumas análises. Blumenau: Atos de Pesquisa em Educação, v. 14, n.2, supl. 1, out/nov 2019, p.858-884. Disponível em https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7188 . Acesso em: 10 set. 2021.
PRETI, O. Educação à distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
UFSCAR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade à distância. 2010. Disponível em http://www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos-1/pedagogia/educacao-a-distancia . Acesso em: 10 set. 2020.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.