CÍRCULOS DE APRENDIZAGEM:
DUAS FERRAMENTAS ANDRAGÓGICAS APLICADAS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO PARA ENSINO DE GESTÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Didática, Ensino-aprendizagem, Educação.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo descrever duas ferramentas andragógicas, desenvolvidas recentemente por um dos autores, aplicadas em uma atividade na disciplina de Gestão Ambiental, na FATEC Tatuí. Este artigo descreve com detalhes a metodologia das ferramentas, explicando cada aspecto das teorias de ensino aprendizagem utilizadas nos Círculo de Aprendizagem Parcial e no Círculo de Aprendizagem de Qualificação, desde a andragogia, as taxonomias de Bloom e SOLO de Biggs, aprendizagem significativa, a forma como utiliza o bastão da fala, que permite incluir todos os estudantes, trabalhando os dois aspectos da comunicação, a fala e a escuta ativa. Como resultados destaca-se o uso adequado da inteligência coletiva, a evolução do aprendizado e principalmente a oportunidade de dar voz aos alunos que normalmente ficam isolados nas dinâmicas de grupo.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.