EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DESAFIO E SUPERAÇÃO DO PROFESSOR NO ÂMBITO ESCOLAR
Palavras-chave:
Contemporaneidade, Inovação, Práticas PedagógicasResumo
O presente artigo traz para o meio acadêmico uma temática de interesse de todos os educadores, o principal objetivo proporcionar subsídios relevantes para fortalecer as práticas pedagógicas, com o intuito de possibilitar a preparação do professor para o enfrentamento dos desafios trazidos pelos estudantes que são oriundos de múltiplos contextos. Discorre um leve percurso histórico sobre as Tendências pedagógicas, que perpassou a educação até os dias atuais. Também explicitará a importância da inovação das práxis educativas, problematizando os desafios enfrentados pelos professores em sala de aula, pelos quais levam o rompimento de paradigmas arcaicos, é de notoriedade a resistência de alguns docentes diante da inovação. A metodologia de pesquisa que de origem a escrita desse artigo, foi de cunho qualitativo, teve como base revisão bibliográficas, utilização de livros e análise de dados encontrados. Este estudo tem a pretensão de alcançar diversos públicos que tiver interesse pela temática abordada.
Referências
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, Penso, 2018.
CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre-RS, Artmed, 2002.
CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA–Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, 2008. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/download/227/126. Acesso 20 maio 2020.
CORTELLA, M. S. Educação, escola e docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
HADDAD, M. E. Inclusão escolar desafios e superações. São Paulo: Ed. Reino, 2019.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no oficio de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed editora, 2002.
PERRENOUD, P. As competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed editora, 2002.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea).
YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.