O NOVO ENSINO MÉDIO
REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA FREIREANA
Palavras-chave:
Legislação, Ensino Médio, Paulo FreireResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar, a partir da perspectiva freireana, o que popularmente ficou conhecido como “Novo Ensino Médio”, pela Lei 15.415/17. Para tanto, contextualizamos brevemente o Ensino Médio no Brasil com ênfase no período de redemocratização do país na década de 1980 e apontamos as principais alterações nas legislações referente a esse segmento que faz parte da etapa final da Educação Básica. Com base na Lei 15.415/17, que alterou e incluiu artigos na LDBEN 9.394/96, apresentamos as principais concepções educacionais e curriculares de Paulo Freire. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica e da análise documental. Espera-se que esse trabalho contribua para o entendimento de educadores e pesquisadores sobre os impactos que a Lei 15.415/17 causou na estrutura e organização do Ensino Médio no Brasil, bem como ampliar a divulgação do pensamento freireano como forma de análise de diferentes áreas e contextos educacionais.
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