O CONSELHO MUNICIPAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA
ENTRE CONTEXTOS ADVERSOS E INICIATIVAS EXITOSAS NO MUNICÍPIO DE SOROCABA/SP
Palavras-chave:
Qualidade socialmente referenciada, Gestão democrática., Sorocaba/SPResumo
As estratégias e dispositivos para a implementação da gestão democrática e a qualidade socialmente referenciada no Conselho Municipal de Educação do município de Sorocaba são o foco do presente estudo. Através de uma abordagem qualitativa, a coleta de dados ocorreu por meio da análise da legislação pertinente, da produção acadêmica sobre o assunto (com busca nas principais plataformas científicas brasileiras), de documentos e atas das reuniões do referido conselho e mediante entrevistas semiestruturadas com membros do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba no ano de 2017. Em decorrência deste estudo, observa-se que, na percepção dos conselheiros, há a necessidade de consciência e ação não somente para inferir na educação socialmente referenciada e em suas estratégias e mecanismos predominantes, mas para consolidar um projeto de sociedade que atua, movimenta a história e movimenta-se com a história. Espera-se que esta pesquisa contribua com diretrizes e reflexões sobre os dados apresentados, suas fragilidades, avanços e perspectivas, ampliando as informações sobre a Educação no município de Sorocaba/SP e seu Conselho Municipal de Educação.
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