INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
O PEC-G COMO UMA POLÍTICA DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES AFRICANOS
Palavras-chave:
Letramento acadêmico, Internacionalização, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)Resumo
Esse trabalho contempla parte da pesquisa de mestrado, que visou compreender trajetórias e estratégias de estudantes estrangeiros para lidarem com as práticas de leitura e escrita na UFSJ. Nossa pesquisa envolveu 14 participantes de nove nacionalidades e metade destes (sete estudantes) estavam vinculados por intermédio do PEC-G. Ao analisarmos os dados acerca do ingresso de estrangeiros no Brasil via PEC-G, constatamos ser esse o programa que mais insere estrangeiros nas IES brasileiras e realizamos uma análise documental, a fim de melhor compreender a política e discutir seus dados, e é esse o recorte apresentado aqui. O Programa, apesar de proporcionar mobilidade a países africanos, latino-americanos, caribenhos e asiáticos, vem contribuindo de forma mais ativa para a inserção de estudantes africanos desde 2000. Os capitais descritos por Bourdieu são essenciais para a titulação no Brasil e o fortalecimento das relações Sul-Sul depende da sensibilidade às questões pertinentes aos países envolvidos.