INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

O PEC-G COMO UMA POLÍTICA DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES AFRICANOS

Autores/as

Palabras clave:

Letramento acadêmico, Internacionalização, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Resumen

Esse trabalho contempla parte da pesquisa de mestrado, que visou compreender trajetórias e estratégias de estudantes estrangeiros para lidarem com as práticas de leitura e escrita na UFSJ. Nossa pesquisa envolveu 14 participantes de nove nacionalidades e metade destes (sete estudantes) estavam vinculados por intermédio do PEC-G. Ao analisarmos os dados acerca do ingresso de estrangeiros no Brasil via PEC-G, constatamos ser esse o programa que mais insere estrangeiros nas IES brasileiras e realizamos uma análise documental, a fim de melhor compreender a política e discutir seus dados, e é esse o recorte apresentado aqui. O Programa, apesar de proporcionar mobilidade a países africanos, latino-americanos, caribenhos e asiáticos, vem contribuindo de forma mais ativa para a inserção de estudantes africanos desde 2000. Os capitais descritos por Bourdieu são essenciais para a titulação no Brasil e o fortalecimento das relações Sul-Sul depende da sensibilidade às questões pertinentes aos países envolvidos.

Biografía del autor/a

Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del Rei – (PPEDU/UFSJ-São João del Rei).

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Publicado

2020-03-22

Cómo citar

Santos, P. A. D. G. C., & Macedo, M. do S. A. N. (2020). INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: O PEC-G COMO UMA POLÍTICA DE MOBILIDADE DE ESTUDANTES AFRICANOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.630–641. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/793

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR