A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR

UM CAMINHAR DE PERSPECTIVA E INCENTIVO NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS

Autores

Palavras-chave:

Letramento, Linguagem, Síntese e intercâmbio social

Resumo

O papel da leitura tem função fundamental no desenvolvimento, crescimento e no intelectual do ser humano. Para basicamente tudo ela é necessária, desde uma simples lista de compras, uma lista telefônica até a necessidade de extrair informações científicas e acadêmicas. A leitura, entretanto, não pode ser uma mera decodificação de letras e palavras, e sim, um processo amplo e complexo que suscita do leitor vastos conhecimentos, além da noção linguística que em conjunto e respectivamente devem ser trabalhados com o objetivo de desenvolver a aptidão leitora dos indivíduos. Contudo, quando é entendida a oralidade pelo professor? Assim, a intenção deste artigo é meditar enunciações no que se refere a seu entrosamento sobre a importância do letramento na formação do leitor, com um acordo de que linguagem são intercâmbios social, e, consequentemente, distintas percepções de linguagem, sobretudo, a língua na sua versão oral e escrita.

Biografia do Autor

Alexandre Rosa, CMPVZ

Professor do Colégio Municipal Padre Vergílio Zoppi de Barra da Estiva – BA. Licenciatura em Letras português/inglês e Artes Visuais, Pós-graduado em psicopedagogia (Faculdade de Salvador) e Gestão Escolar (UFBA) Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS.

Antônio Carlos Coqueiro Pereira, IESKS/PY

Professor de escola pública da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva – BA. Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS.

Warley Gomes Teixeira, CAIC/BA

Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS. Diretor no do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire - CAIC (BA).

Vera Belinato, CABC/BA

Mestranda em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS. Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002). Especialista em Magistério Superior, em Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar, e em Gestão Escolar e Educacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (GEPGEIF). Professora no Centro Educacional Barra do Choça – CEBC/BA.

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Arquivos adicionais

Publicado

2020-05-08

Como Citar

Rosa, A., Pereira, A. C. C., Teixeira, W. G., & Belinato, V. (2020). A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UM CAMINHAR DE PERSPECTIVA E INCENTIVO NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.515–523. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/884

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 2 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO