O CAPACITISMO COMO BARREIRA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Authors

Keywords:

Capacitismo, Anticapacitismo, Inclusão escolar

Abstract

Este trabalho tem como objetivo discutir os conceitos de capacitismo, percebendo-o como barreira para a inclusão escolar. Para isso, realiza uma revisão da literatura, trazendo elementos históricos referentes às pessoas com deficiência, relacionando-os com os conceitos de capacitismo. Assim, torna-se possível concluir que a visão anticapacitista na sociedade e na escola é essencial para eliminar barreiras e tornar a inclusão mais efetiva.

Author Biographies

Aline Marques Copetti , UCS - Universidade de Caxias do Sul-RS

Mestranda do PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-RS. Professora da RME de Caxias do Sul-RS.  

Cláudia Alquati Bisol, UCS - Universidade de Caxias do Sul-RS

Doutora em Psicologia. Professora Curso de Psicologia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia da Universidade de Caxias do Sul, RS. 

Published

2023-05-26

How to Cite

Copetti , A. M. ., & Bisol, C. A. . (2023). O CAPACITISMO COMO BARREIRA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR . Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.415–419. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1110

Issue

Section

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 7 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.