A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E OS SISTEMAS DE ENSINO NO DISCURSO DE PIERRE BOURDIEU

Authors

Keywords:

Capital Cultural, Sistemas de Ensinos, Estruturalismo.

Abstract

Apresentam-se neste texto, resultados de um estudo sobre o sociólogo Francês Pierre Bourdieu que elaborou uma construção de conhecimento sobre a sociedade organizada sobre estruturas em que indivíduos e grupos são ordenados em posições estabelecidas por fatores limitados dentro de cada campo. Este trabalho foi realizado com o objetivo geral de iniciar uma busca pela compreensão sobre Pierre Bordieu, especificamente os aspectos relacionados com o contexto histórico e político, questões filosóficas e os principais argumentos dele sobre o capital cultural com ênfase em duas instituições sociais em destaque; família e sistema de ensino, levantando problemas da reprodução e desigualdades sociais na escola. Para isso, o método utilizado, foi a revisão bibliográfica. A partir disso, foi possível concluir que a família e os sistemas de ensino são essenciais para subverter as conservações das desigualdades e a reprodução de classes sociais.

Author Biographies

Selma Gonçalves Paré, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal (CPan)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), do Câmpus do Pantanal (CPan). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UFMS/CPan.

Aline de Novaes Conceição, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Mestrado em Educação pela UNESP, Brasil. Graduada em Pedagogia pela UNESP, Brasil. Orientadora, docente da graduação da Unesp e da Pós-Graduação em Educação da UFMS/ CPan.

Published

2024-05-24

How to Cite

Gonçalves Paré, S. ., & de Novaes Conceição, A. . (2024). A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E OS SISTEMAS DE ENSINO NO DISCURSO DE PIERRE BOURDIEU. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.176–187. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1143

Issue

Section

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE