A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E OS SISTEMAS DE ENSINO NO DISCURSO DE PIERRE BOURDIEU
Palabras clave:
Capital Cultural, Sistemas de Ensinos, Estruturalismo.Resumen
Apresentam-se neste texto, resultados de um estudo sobre o sociólogo Francês Pierre Bourdieu que elaborou uma construção de conhecimento sobre a sociedade organizada sobre estruturas em que indivíduos e grupos são ordenados em posições estabelecidas por fatores limitados dentro de cada campo. Este trabalho foi realizado com o objetivo geral de iniciar uma busca pela compreensão sobre Pierre Bordieu, especificamente os aspectos relacionados com o contexto histórico e político, questões filosóficas e os principais argumentos dele sobre o capital cultural com ênfase em duas instituições sociais em destaque; família e sistema de ensino, levantando problemas da reprodução e desigualdades sociais na escola. Para isso, o método utilizado, foi a revisão bibliográfica. A partir disso, foi possível concluir que a família e os sistemas de ensino são essenciais para subverter as conservações das desigualdades e a reprodução de classes sociais.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.