ENSINO SUPERIOR E ESTRATEGIAS DE QUALIDADE DE ENSINO
Keywords:
Gestão Participativa. Aprendizagem Significativa. Metacognição.Abstract
O objetivo desta pesquisa em andamento é o de analisar os principais mecanismos e estratégias que orientam a modernização do ensino superior nos cursos de Engenharia ofertados no estado de São Paulo, com foco na Educação Matemática. O desenvolvimento deste trabalho se baseará num estudo quanti-qualitativo. A coleta de dados está sendo realizada por meio da análise documental das avaliações disponibilizadas entre os anos de 2004 a 2019, pelas atas de registro de notas do rendimento escolar, por entrevistas semiestruturadas com o quadro discente e docente de uma IES de São Paulo e artigos gerados entre 2004 a 2018, representando o estado da arte na Qualidade do Ensino Superior. Os resultados preliminares apontam que a dimensão dos mecanismos e as estratégias para a consecução das práticas pedagógicas seguem um padrão tradicional de ensino, sem mudança previa no planejamento e consciência dos docentes. Espera-se que este estudo possa contribuir com reflexões aos Coordenadores de Educação, inclusive para a IES estudada, onde foram identificadas fragilidades, avanços e perspectivas quanto aos movimentos de participação de alguns docentes à melhoria da qualidade do ensino superior socialmente referenciada.