ENSINO SUPERIOR E ESTRATEGIAS DE QUALIDADE DE ENSINO

Authors

Keywords:

Gestão Participativa. Aprendizagem Significativa. Metacognição.

Abstract

O objetivo desta pesquisa em andamento é o de analisar os principais mecanismos e estratégias que orientam a modernização do ensino superior nos cursos de Engenharia ofertados no estado de São Paulo, com foco na Educação Matemática. O desenvolvimento deste trabalho se baseará num estudo quanti-qualitativo. A coleta de dados está sendo realizada por meio da análise documental das avaliações disponibilizadas entre os anos de 2004 a 2019, pelas atas de registro de notas do rendimento escolar, por entrevistas semiestruturadas com o quadro discente e docente de uma IES de São Paulo e artigos gerados entre 2004 a 2018, representando o estado da arte na Qualidade do Ensino Superior. Os resultados preliminares apontam que a dimensão dos mecanismos e as estratégias para a consecução das práticas pedagógicas seguem um padrão tradicional de ensino, sem mudança previa no planejamento e consciência dos docentes. Espera-se que este estudo possa contribuir com reflexões aos Coordenadores de Educação, inclusive para a IES estudada, onde foram identificadas fragilidades, avanços e perspectivas quanto aos movimentos de participação de alguns docentes à melhoria da qualidade do ensino superior socialmente referenciada.

Author Biographies

José Adilson Silva de Jesus, IFSP

PROFESSOR DE MATEMATICA

Lucia Scott Franco de Camargo Azzi Collet, Programa de Pós-Graduação em Educação do IFSP – (Campus São Paulo).

Doutorado em Engenharia Química. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFSP  – (Campus São Paulo).

Published

2019-12-21

How to Cite

Jesus, J. A. S. de, & Collet, L. S. F. de C. A. (2019). ENSINO SUPERIOR E ESTRATEGIAS DE QUALIDADE DE ENSINO. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.763–767. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/726

Issue

Section

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 5 - EDUCAÇÃO SUPERIOR

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.