EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM GOIÁS
RECONSTITUINDO UMA HISTÓRIA DE ENSINO A DISTÂNCIA
Palabras clave:
Ensino a Distância na EJA em Goiás, Escola Radiofônica, Ensino por correspondênciaResumen
Esta comunicação resulta de pesquisas bibliográficas e documentais, que visam reconstituir a história e a memória da educação de trabalhadores em Goiás. Para fins deste evento, com foco em políticas e gestão da educação, compartilhamos resultados parciais que problematizam o uso do ensino a distância, para a oferta de cursos de conclusão da escolaridade. No campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o recurso de ensino a distância é utilizado desde as escolas radiofônicas, passando pelo ensino por correspondência, pela tele-educação e chega às atuais plataformas digitais. O contexto da Pandemia de Covid-19 nos colocou diante da necessidade do uso de tecnologias digitais, para mediação do processo ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que repôs no debate educacional o uso político do ensino a distância. As pesquisas em Goiás, reconstituem parte dessas estratégias de ensino a distância para alcançar os sujeitos da EJA, problematizando a relação entre essas estratégias e a garantia de direito à educação de pessoas trabalhadoras.
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