ANÁLISES DE RELATÓRIOS DE PROFICIÊNCIA DO SARESP DE 2017 A 2021 PELO SOFTWARE “R”

Autores/as

Palabras clave:

Políticas educacionais, Saresp, Avaliação

Resumen

Tendo em vista à compreensão das avaliações como algo que se expande à medição do aprendizado por permitir a identificação de fatores subjacentes a ele, torna-se evidente a relação entre a formulação de políticas educacionais e avaliação. O presente trabalho observou relatórios de proficiência do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) referentes aos anos de 2017 a 2021. A proposta faz parte do recorde de uma pesquisa à nível de doutorado e busca analisar os efeitos do programa Gestão em Foco, este que compõe quadro de políticas educacionais paulistas com intento de surtir efeitos em resultados do Saresp. Utilizou-se uma abordagem quantitativa de análise, com a aplicação de cálculos de estatística descritiva por meio do software R. Os resultados evidenciam oscilações nas escalas de proficiência obtidas nos últimos anos, além de uma queda significativa no ano de 2021 referente ao ano de 2017.

Biografía del autor/a

Aline Michelle Dib, USP - Universidade de São Paulo

Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – (FEUSP).

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Publicado

2023-05-26

Cómo citar

Dib, A. M. (2023). ANÁLISES DE RELATÓRIOS DE PROFICIÊNCIA DO SARESP DE 2017 A 2021 PELO SOFTWARE “R”. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.380–384. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1103

Número

Sección

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN

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