A METODOLOGIA HISTÓRICO - CRÍTICA APLICADA AO ENSINO SIGNIFICATIVO

(RES) SIGNIFICANDO O CLIMA ORGANIZACIONAL

Autores/as

  • Ubirajara Donisete Ferreira Leão Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo

Palabras clave:

Ensino Médio Integrado. Currículo. Politecnia.

Resumen

Esta pesquisa, que se encontra em andamento, é parte da proposta de intervenção da dissertação de mestrado “O conceito de politecnia na elaboração curricular do curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio no IFSP”. Os dados analisados ao longo da pesquisa permitiram afirmar, parcialmente, que as marcas conceituais da Politecnia, presentes no Ensino Médio Integrado de Alimentos, dissolvem-se na elaboração curricular do referido curso devido à ausência de um eixo politécnico integrador entre ciência, tecnologia e cultura, por não permitir uma flexibilidade capaz de ajustar o conhecimento com a dinâmica do mercado e a pluralidade social e devido à ausência de um método de ensino significativo, baseado na pedagogia histórico-crítica. Sugerimos uma articulação e integração das disciplinas da base nacional comum com a parte profissionalizante por um eixo politécnico integrador e a formação continuada a todos os sujeitos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem. 

Biografía del autor/a

Ubirajara Donisete Ferreira Leão, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo

Docente EBTT no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. 

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Publicado

2020-03-22

Cómo citar

Leão, U. D. F. (2020). A METODOLOGIA HISTÓRICO - CRÍTICA APLICADA AO ENSINO SIGNIFICATIVO: (RES) SIGNIFICANDO O CLIMA ORGANIZACIONAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.786–789. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/760

Número

Sección

RESUMOS EXPAN/POSTER: EIXO 8 - TRABALHO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA