OS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOCENTES DE SOROCABA-SP
Palavras-chave:
Sorocaba-SP, Ensino Médio, Coordenação PedagógicaResumo
O presente trabalho é recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba que teve por objetivo analisar os conhecimentos necessários ao trabalho do coordenador pedagógico do ensino médio a partir das perspectivas docentes de Sorocaba-SP. Para efeitos de coletas de dados foi elaborado um questionário semiestruturado e aplicado em trinta docentes de quatro instituições que ofereciam ensino médio, sendo duas centrais públicas e duas privadas. A centralidade da problemática foi orientada pela contribuição de Lima (2011) identificando treze setores específicos do trabalho do coordenador pedagógico. A proposta aos docentes foi a de discriminar tais setores no cotidiano da escola dentro do processo de intervenção desse profissional. Os resultados das devolutivas apontaram que, embora os docentes concordem que os treze setores contemplam o trabalho do coordenador pedagógico, isso não ocorre de forma paralela e constante no seu cotidiano.
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