CONEXÃO COMUNIDADE-ESCOLA NO BAIRRO
POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PELO ESTUDO DO MEIO
Palabras clave:
Estudo do Meio, Ensino de Geografia, Formação de professoresResumen
Em uma das atividades desenvolvidas pelo PIBID na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi possível articular a educação ambiental com a metodologia do estudo do meio, uma das vertentes no ensino de geografia. O projeto atuou em uma escola em Votorantim-SP, próxima a uma área de preservação permanente (APP) com descarte inadequado de resíduos. O público-alvo foram os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, e a atividade rendeu seus frutos: o diálogo se estendeu às autoridades para buscar soluções ao problema apresentado. O objetivo de assimilar conceitos científicos fazendo a ponte teoria e prática foi atingido, mobilizando os alunos quanto as decisões que dizem respeito ao seu habitar e de intervir ativamente no cotidiano. A divulgação de metodologias de ensino com um retorno significativo para a comunidade se faz essencial para a valorização das políticas de formação de professores, fomentando novas contribuições à educação.