O DOMÍNIO DA INTERNET NA ASCENDÊNCIA DA ESCRITA

INFERÊNCIAS E ANÁLISES

Autores/as

Palabras clave:

Senso-Comum, Textos eletrônico, Escrita

Resumen

O presente artigo pretende analisar o denodo da escrita na produção textual, seja no conflito de ideias, quanto na sapiência linguística, averiguando a persuasão da Internet na grafia, ou seja, escrita de textos escolares. Os procedimentos e as metodologias para coleta de dados utilizadas para conseguir esses fins fundar-se em teorias linguísticas, ilusórias, virtuais ou não. Este artigo considera que através das redes sociais trabalhada em sala de aula, os alunos reflitam sobre a importância da escrita, em questões científicas, em questões cotidianas, suscitas no senso-comum. Com foco nos dados alçados, pode-se proferir que o texto eletrônico transcende o desenvolvimento da ascensão das informações como da desenvoltura textual, necessários na capacidade criadora da escrita, embora não disfarce no domínio dos preceitos linguísticas de seu usuário. Contudo, acreditamos que o desafio da Educação, é oportunizar sentido aos tirocínios das redes sociais quanto ao uso da linguagem no contexto de aprendizagem escolar. 

Biografía del autor/a

Alexandre Rosa, CMPVZ

Professor do Colégio Municipal Padre Vergílio Zoppi de Barra da Estiva – BA. Licenciatura em Letras português/inglês e Artes Visuais, Pós-graduado em psicopedagogia (Faculdade de Salvador) e Gestão Escolar (UFBA) Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS.

Antônio Carlos Coqueiro Pereira, IESKS/PY

Professor de escola pública da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva – BA. Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS.

Warley Gomes Teixeira, CAIC/BA

Mestrando em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS. Diretor no do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire - CAIC (BA).

Vera Belinato, CABC/BA

Mestranda em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais pelo Instituto Kire´y Sãso de Educación Superior Grado – Postgrado – IESKS. Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002). Especialista em Magistério Superior, em Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar, e em Gestão Escolar e Educacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio (GEPGEIF). Professora no Centro Educacional Barra do Choça – CEBC/BA.

Archivos adicionales

Publicado

2020-05-07

Cómo citar

Rosa, A., Pereira, A. C. C., Teixeira, W. G., & Belinato, V. (2020). O DOMÍNIO DA INTERNET NA ASCENDÊNCIA DA ESCRITA: INFERÊNCIAS E ANÁLISES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (1), p.493–502. Recuperado a partir de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/883

Número

Sección

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE