O GRAFITE COMO OBJETO DE APROPRIAÇÃO DO AMBIENTE:
UMA ESCOLA COM A “CARA DOS ALUNOS”
Palavras-chave:
Grafite, Ampliação de figuras planas, Interdisciplinaridade.Resumo
Apresentaremos o relato de experiência de um projeto interdisciplinar, denominado “Embelezando a escola: o Grafite na Matemática”, desenvolvido pelos professores de matemática e artes em uma escola pública de São Gonçalo-RJ. A metodologia parte de duas perguntas disparadoras. Como podemos deixar a escola mais atraente? O que é possível fazer para que a comunidade escolar se sinta cada vez mais acolhida dentro da unidade de ensino? Buscou-se a valorização da criação dos estudantes por meio da arte do grafite, utilizando técnicas de construção de imagens ampliadas através de malhas quadriculadas. Mediante um processo democrático foram eleitos os desenhos que representavam o coletivo culminando na pintura dos muros e paredes da escola. Conclui-se que projetos interdisciplinares, desenvolvidos no cotidiano escolar, não só são capazes de proporcionar um ensino e uma aprendizagem mais significativos como também criar um real sentimento de “comunidade escolar”.
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