A PANDEMIA E AS CONSEQUÊNCIAS NO SETOR EDUCACIONAL

DESAFIOS PARA OS GESTORES ESCOLARES

Autores

Palavras-chave:

Gestores escolares, Gestão democrática, Pandemia

Resumo

O presente trabalho, de natureza crítico-reflexiva, tem o objetivo de discutir sobre as consequências no setor educacional dentro do contexto da atual situação de crise pandêmica, em especial, quanto ao trabalho dos gestores escolares, a partir de uma perspectiva de gestão democrática. Por meio de pesquisa bibliográfica acerca da temática, o trabalho desenvolveu-se em três partes, a saber: a) A pandemia e as consequências no setor educacional; b) O trabalho dos gestores escolares no contexto da pandemia e; c) Desafios para os gestores escolares na atualidade. Destacou-se a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais bem como os novos desafios enfrentados pelos mesmos frente às novas demandas educacionais.

Biografia Autor

Daniele Xavier Ferreira Giordano , Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Bolsista CAPES – Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSCar Sorocaba.

Referências

BRASIL. Medida Provisória nº 934/2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília, DF: 2020b. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco--2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 out. 2020

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria N.º 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília, DF 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n--188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 10 out. 2020

FAUSTINO, L. S. S; SILVA, T. F. R. S. Educadores frente à pandemia: dilemas e intervenções alternativas para coordenadores e docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 7, p. 53-64, ago. 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Faustinoetal/3017. Acesso em: 06 out. 2020.

G1. Globo Comunicação e Participações S.A., 2000-2021. Brasil vive 'início de 2ª onda' de Covid por falta de testes, de política centralizada e de isolamento social, apontam pesquisadores. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/11/23/brasil-vive-inicio-de-2a-onda-de-covid-por-falta-de-testes-de-politica-centralizada-e-de-isolamento-social-apontam-pesquisadores.ghtml. Acesso em 01 dez. 2020.

GRACINDO, R.V. O gestor escolar e as demandas da gestão democrática: exigências, práticas, perfil e formação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 135-147, jan./jun. 2009. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/107 . Acesso em: 10 out. 2020.

LIMA, P. G. Gestão escolar: um olhar sobre o seu referencial teórico. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, vol.2, n.3, p.65-72, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/3204/pdf. Acesso em: 05 nov. 2020.

OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: Reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Boletim de Conjuntura (BOCA). Boa Vista, vol. 2, n. 5, 2020, p. 15-24. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/OliveiraSouza/2867. Acesso em: 20 dez. 2020.

PARO, V. H. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, p. 300-307, 1998. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2010/a_gestao_da_educacao_vitor.pdf. Acesso em: 01 nov. 2020.

PERES, M.R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional – UFPE. Recife-PE, v.11 n. 1 p. 20-31, jan- jun/2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/viewFile/246089/36575. Acesso em: 10 dez. 2020.

Ficheiros Adicionais

Publicado

2021-05-25

Como Citar

Giordano , D. X. F. . (2021). A PANDEMIA E AS CONSEQUÊNCIAS NO SETOR EDUCACIONAL: DESAFIOS PARA OS GESTORES ESCOLARES. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (2), p.28–35. Obtido de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/992

Edição

Secção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 1 - A ED. BÁSICA BRASILEIRA E DESAFIOS DA ATUALIDADE