FESTIVAL DE CURTAS
UM PROJETO INOVADOR
Palavras-chave:
Inovação. Educação. Festival de curtas.Resumo
O presente artigo tem como objetivo conhecer uma experiência específica em educação, com vistas a analisá-la, com base em alguns elementos teóricos que caracterizam a inovação educacional trazidos por autores como Imbernón (2011), Zabalza (2014), Campos e Blikstein (2019). Recorreu-se à metodologia de pesquisa qualitativa por meio da técnica de entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática (BARDIN, 2016). O projeto analisado é o II Festival de curtas de Planaltina para as etapas/ modalidades de ensino: anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos/EJA, sendo coordenado pela Unidade Regional de Educação Básica de Planaltina e envolvendo, diretamente, Unidades Escolares, estudantes e professores de Planaltina.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CAMPOS, F. R.; BLIKSTEIN, P. (Orgs.) Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.
DEMO, P. Aprendizagens e novas tecnologias. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, vol. 1, n. 1, p.53-75, Agosto/2009. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/sat/textos/80-388-1-PB.pdf. Acesso em 05-12-2019.
DEMO, P. Avaliação qualitativa e inovação. Brasília: INEP/MEC, Série documental, 2012, p.1-20.
DISTRITO FEDERAL. Secretaria do Estado de Educação do DF. Currículo em movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental – Series Anos Iniciais. Secretaria de Estado de Educação do DF. Brasília, 2018.
FARIAS. I. M. S. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber livro, 2006, p. 22-109
IMBERNÓN, F. (Org.) A educação no século XXI. Porto Alegre: ARTMED, 2000.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCARELLI, E. Pedagogia universitária e inovação. In: CUNHA, M. I. (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MASETTO, M. T. Inovação no ensino superior. São Paulo: Edições Loyola, 2012
BATTESTIN, C.; NOGARO, A. Sentidos e contornos da inovação na educação.Holos ano 32, vol 2. 2016, p. 357-375
SILVA, E. F. Nove aulas inovadoras na universidade. Campinas: Papirus, 2011.
THIEL, G. C.; JANICE, C. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba, PR: Aymará, 2009.
THURLER, M.G. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ZABALZA. A. M.; CARDEIRIÑA, A. Z. Innovación y cambio em lasinstituiciones educativas. Rosário/Agentina: Homo Sapiens Ediciones. 2014.
Sites consultados:
º festival de curtas. Secretaria de Educação do Distrito Federal, 2019. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/festcurtas/. Acesso em 27 nov.2019.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.