AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA

IMPACTOS NA AUTONOMIA DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, IDEB, Autonomia docente

Resumo

A Avaliação em Larga teve sua gênese em 1980 através da iniciativa do Ministério da Educação e Cultura e tem como objetivo avaliar a qualidade da educação no Brasil. As primeiras experiências da Avaliação foi caracterizada pela participação ativa dos/as docentes, pesquisadores/as e estudiosos/as da educação. Contudo, com a terceirização dos procedimentos da avaliação, os/as docentes ficaram com a função técnica de aplicar as avaliações. Deste modo, o objetivo deste trabalho é compreender quais são os impactos na autonomia docente gerados pela Avaliação em Larga Escala. Para dar conta desta proposta foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódico da CAPES, a fim de analisar o que os estudos apresentam em termos de compreensões sobre a problemática em questão. Os estudos analisados sob a Análise de Conteúdo de Bardin (2004) indicam que os/as docentes possuem uma autonomia limitada diante da avaliação em larga escala.

Biografia do Autor

Estéfani Barbosa de Oliveira Medeiros , URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – (URI – Frederico Westphalen).

Edite Maria Sudbrack, URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões– (URI – Frederico Westphalen).

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Medeiros , E. B. de O. ., & Sudbrack, E. M. . . (2022). AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: IMPACTOS NA AUTONOMIA DOCENTE. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (3), p.109–120. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1031

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN