AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
IMPACTOS NA AUTONOMIA DOCENTE
Palavras-chave:
Avaliação em Larga Escala, IDEB, Autonomia docenteResumo
A Avaliação em Larga teve sua gênese em 1980 através da iniciativa do Ministério da Educação e Cultura e tem como objetivo avaliar a qualidade da educação no Brasil. As primeiras experiências da Avaliação foi caracterizada pela participação ativa dos/as docentes, pesquisadores/as e estudiosos/as da educação. Contudo, com a terceirização dos procedimentos da avaliação, os/as docentes ficaram com a função técnica de aplicar as avaliações. Deste modo, o objetivo deste trabalho é compreender quais são os impactos na autonomia docente gerados pela Avaliação em Larga Escala. Para dar conta desta proposta foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódico da CAPES, a fim de analisar o que os estudos apresentam em termos de compreensões sobre a problemática em questão. Os estudos analisados sob a Análise de Conteúdo de Bardin (2004) indicam que os/as docentes possuem uma autonomia limitada diante da avaliação em larga escala.
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