MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SOROCABA/SP

ENTRE DIRETRIZES, METAS E RESULTADOS

Authors

Keywords:

Monitoramento, Avaliação, Planejamento Educacional

Abstract

Este estudo, parte de um estudo maior sobre Planejamento Educacional desenvolvido em municípios da região metropolitana de Sorocaba parte de uma pesquisa do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado à  UFSCar campus Sorocaba/SP. Tem como objetivo principal analisar a percepção da Comissão Coordenadora do Monitoramento e Avaliação quanto a agenda de trabalho estabelecida, o fluxo de monitoramento e o fluxo de avaliação e encaminhamento para correção de fluxos, conforme metas delineadas em seus Planos Municipais de Educação, em especial para este estudo, destaca-se o município de Sorocaba/SP. Trata-se de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial. Os estudos apontam para a necessidade de uma construção mais comprometida com a transparência e mais democrática.

Author Biographies

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela UFScar- Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de Sorocaba.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Published

2023-05-26

How to Cite

Almenara, . G. V. R., & Lima, P. G. (2023). MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SOROCABA/SP: ENTRE DIRETRIZES, METAS E RESULTADOS. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, (4), p.1–17. Retrieved from https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1055

Issue

Section

PALESTRAS - MESAS TEMÁTICAS (PAINÉIS)