PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA:

PERCEPÇÕES DOS ATORES EM PIEDADE/SP

Autores

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação, Monitoramento, Avaliação, Piedade/SP.

Resumo

O presente estudo refere-se a pesquisa de pós-doutoramento cujo objetivo é investigar as ações quanto às diretrizes para a avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação do município de Piedade/SP, situado na região de metropolitana de Sorocaba/SP (RMS), que é alvo do estudo do GEPLAGE, subsidiado nas orientações para os Planos Municipais de Educação (2014-2024), e nas orientações e direcionamentos do Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014). Mediante a abordagem qualitativa, com uso de pesquisa documental onde foram utilizados como referência os documentos disponibilizados na plataforma PNE em Movimento (BRASIL, 2022) e documentos do município de Piedade/SP, bem como entrevistas semiestruturadas com os atuais responsáveis pelas ações no referido município, buscando analisar o olhar e a percepção dos entrevistados. Os resultados apontam as grandes dificuldades no decorrer dos anos devido a alteração dos governos e dos responsáveis pelas ações, e o atual empenho do município na construção de ações de monitoramento e a avaliação para o alcance das metas. 

 

 

Biografia do Autor

Petula Ramanauskas Santorum e Silva, Prefeitura Municipal de Sorocaba

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Campus Sorocaba). Bacharel em Teologia e Licenciada em Pedagogia. Více-líder do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Diretora de escola na rede municipal de Sorocaba/SP.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) / Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Ramanauskas Santorum e Silva, P., & Lima, P. G. (2024). PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: : PERCEPÇÕES DOS ATORES EM PIEDADE/SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.46–67. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1134

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