PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA:

PERCEPÇÕES DOS ATORES NO MUNICÍPIO DE ITU– SP

Autores

Palavras-chave:

Avaliação , Monitoramento, Controle Social.

Resumo

Este artigo analisa o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Itu/SP em vigor, procurando identificar a lógica política, avanços, recuos e desafios, ressaltando as concepções de educação, os seus limites estruturais e conjunturais como política pública. Esta escrita faz parte da terceira etapa da pesquisa intitulada “Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP”, desenvolvido pelo GEPLAGE. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial. Como pesquisa de campo aplicou-se questionários aos respondentes, os resultados da pesquisa, evidenciou os caminhos percorridos, que apresentam impasses vivenciados, apontaram lacunas durante o processo de monitoramento, avaliações periódicas realizadas pelos responsáveis pelo PME de Itu/SP. 

Biografia do Autor

Amanda Martins, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba/SP

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-CampusSorocaba). Licenciada em Pedagogia, Diretora de Escola da Rede Municipal de Sorocaba. Membro do GEPLAGE –Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Thiago de Melo Martins, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba/SP

Doutorando em Educação pela UFSCar- Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Professor da rede municipal de ensino de Sorocaba.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Martins, A. ., de Melo Martins, T. ., & Lima, P. G. (2024). PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: : PERCEPÇÕES DOS ATORES NO MUNICÍPIO DE ITU– SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.139–149. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1139

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