PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA:

PERCEPÇÕES DOS ATORES EM VOTORANTIM– SP

Autores

Palavras-chave:

Avaliação , Monitoramento, Controle Social.

Resumo

O presente artigo faz parte da terceira etapa da pesquisa intitulada “Planejamento Educacional: monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba/SP”, desenvolvido pelo GEPLAGE, sendo também recorte de um trabalho de mestrado em educação que analisa o processo de avaliação, monitoramento e controle social do Plano Municipal de Educação (PME) do município de Votorantim/SP. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, tendo a análise documental como técnica inicial. Como pesquisa de campo aplicou-se questionários aos respondentes, os resultados da pesquisa, evidenciaram os caminhos percorridos, que denotaram impasses vivenciados, apontaram que o processo de monitoramento, avaliações periódicas e formas de trabalho das instâncias responsáveis pelo PME de Votorantim/SP, ocorreu, mas retratou os limites e fragilidades no que tange aos princípios de participação e controle social, que carecem de constantes qualificações, sobretudo a coordenação de ações, com objetivo de cumprir as metas estabelecidas.

Biografia do Autor

Camila Vieira Genkawa Silva, Sistema Municipal de Ensino em Votorantim/SP

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Supervisora de Ensino no Sistema Municipal de Ensino em Votorantim/SP.

Thiago de Melo Martins, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE- Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq. Professor de Educação Básica no Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba/SP.

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) / Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR - Campus Sorocaba

Doutor em Educação Escolar pela UNESP de Araraquara/SP. Pós-Doutor pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE].

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Vieira Genkawa Silva, C. ., de Melo Martins, T. ., & Lima, P. G. (2024). PROCESSO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SOROCABA: : PERCEPÇÕES DOS ATORES EM VOTORANTIM– SP. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p. 101–138. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1137

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