A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Qualidade da Educação, Política Educacional, Escola Pública.

Resumo

A qualidade da/na educação é uma categoria presente nas políticas educacionais que tem sentidos polissêmicos. Esta pesquisa tem o objetivo de evidenciar a categoria qualidade da/na educação como elemento norteador das políticas públicas educacionais no contexto da escola. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, por meio das pesquisas bibliográfica e documental, por meio de um levantamento de estudos e legislação que tratam da discussão. Como resultados, pode-se perceber que a categoria qualidade da/na educação está inserida no discurso das políticas educacionais desde a década de 1990, mediante a reforma do Estado brasileiro, repercutindo nas orientações para a organização escolar, a avaliação da aprendizagem, o currículo escolar e a formação de profissionais da escola.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela UFPB. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Integrante do GAE (Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional).

Matheus Vieira da Silva , Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões. Membro do GAE (Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

da Silva, G. ., & Vieira da Silva , M. . (2024). A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.230–238. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1148

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 3 - POLÍTICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO PÓS-LDBEN