INTERFACES DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AVANÇOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESTEIO/RS-BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Correção de fluxo, Plano Municipal de Educação.

Resumo

O artigo analisa o cumprimento de 02 (duas) das 17 metas do Plano Municipal de Educação do município de Esteio/RS, de caráter decenal (2015-2025) aprovado em 19 de junho de 2015 pela Lei Nº 8165. Descrevem-se os avanços ocorridos no processo de alfabetização dos estudantes da rede municipal acima dos 15 anos, e as ações de correção de fluxo idade-ano voltadas à educação profissional e formação para o mundo do trabalho, previstos nas metas 09 (nove) e 10 (dez). A metodologia de caráter qualitativo e descritiva utiliza-se de pesquisa documental, tendo como “corpus documental” documentos oficiais do próprio Plano Municipal de Educação e do Ministério da Educação. Os resultados da investigação apontam para o fato de o município ter significativamente promovido o acesso e a continuidade a educação para uma população vulnerável.

Biografia do Autor

Marcelo Alexandre de Azevedo

Coordenador da Unidade de Programas Educacionais na Secretaria Municipal de Educação em Esteio/RS, preside o Conselho Municipal de Educação no município, é doutorando do PPG Memória Social e Bens Culturais no La Salle.

Moisés Waismann

Doutor, professor pesquisador e Coordenador da Linha de Pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Alexandre de Azevedo, M. ., & Waismann , M. . (2024). INTERFACES DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AVANÇOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM ESTEIO/RS-BRASIL. Colóquios - Geplage - PPGED - CNPq, 5, p.322–333. Recuperado de https://anaiscpge.ufscar.br/index.php/CPGE/article/view/1160

Edição

Seção

COMUNICAÇÕES ORAIS: EIXO 6 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.